Missão, Visão, Valores
Centro Social Paroquial de Caxinas
A Missão
O Centro Social Paroquial de Caxinas pretende ser uma instituição modelo em Vila do Conde, nas respostas sociais que desenvolve. Por esse motivo, baseia a sua intervenção na procura da melhoria continua das práticas educativas, na inclusão, e na elevação da qualidade dos serviços oferecidos/prestados à comunidade envolvente. A sua missão é contribuir, em conjunto com a família, para o bem-estar biológico, físico, afetivo e espiritual da criança, bem como, para o seu desenvolvimento integral, respeitando a características individuais de cada individuo.
É através de um atendimento individualizado e de colaboração com a família, numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças que se proporcionam as condições adequadas ao seu desenvolvimento.
Assim sendo, refletir sobre a nossa prática, mudar, projetar e corporizar ideias é a nossa uma forma de estar, que nos torna mais críticos e exigentes. Somos um centro educativo aberto à mudança e mantemos uma dinâmica de trabalho em que, o empenho e a qualidade são palavras de ordem.
A instituição tem também, como missão ser uma referência ao nível humano, pois acreditamos na solidariedade como meio de atenuar as desigualdades e aceder a um mundo mais justo e fraterno
A Visão
Ser uma instituição de referência na preservação dos direitos humanos, ser uma Instituição inovadora, de mudança, reforma e evolução, em busca da excelência, com vista à plena satisfação dos seus utentes e colaboradores.
Os Valores
Estes estão no desenvolvimento harmonioso da criança, potenciado a sua autonomia, o seu sentido critico, a imaginação e a reflexão. Neste sentido, todos os profissionais se regulam por os valores que se seguem:
- O profissionalismo e o rigor;
- O absoluto respeito pelos direitos, interesses e expetativas dos utentes;
- Cortesia, honestidade e respeito pela dignidade de todos;
- Respeito pela nacionalidade, raça, religião, condição física ou psíquica…;
- Justiça e equidade social;
- Diferenciação positiva;
- Motivação e empenho;
- Trabalho em equipa e entreajuda;
- Melhoria continua como indivíduos sociais;
- A melhoria contínua dos nossos serviços;
- Preservação da Natureza e do ambiente;
- A inclusão de todas as crianças e famílias independentemente do seu nível socioeconómico, social, necessidades educativas e religiosas, embora sejamos assumidamente uma instituição religiosa católica;
- Transparência, relativamente ao nosso funcionamento e a todos os assuntos que impliquem cada uma das crianças;
- Solidariedade para com todos: crianças, famílias, funcionários e comunidade envolvente.
Órgãos Sociais
Direção
Presidente
Pe. Daniel de Sousa Neves
Vice-presidente
Francisco Torcato São Roque da Cunha
1º Secretário
José Maria Gonçalves Fontes
2º Secretário
Luísa Marques Vareiro
Tesoureiro
Zacarias Gavina Fangueiro
Conselho Fiscal
Presidente
Maria Luísa da Costa Aguiar
Secretário
Alfredo Manuel Pontes Coentrão
Vogal
António Fernando da Silva Oliveira